terça-feira, 3 de agosto de 2010

Acções de Promoção dos Operadores

Qual a maior dificuldade do Operador Turístico? Vender o seu produto, fazer com que o mesmo chegue ao cliente final, proporcionar o melhor serviço e fidelizar o agente de viagens. Mas como alcançar este objectivo? Como fazer com que o agente de viagens escolha um Operador e detrimento de outro? Que estratégia tomar?

Ao longo dos últimos anos, o meio mais fácil e comum de chegar ao agente de viagens, sempre passou pela realização de Fam Trip's (viagens de familiarização com o destino). Esta estratégia/acção permite ao Operador ter um contacto directo, durante alguns dias, com o agente de viagens, permitindo por outro lado ao agente conhecer o destino(s) que o Operador pretende promover. Mas até que ponto falamos de uma acção bem sucedida? Apenas os Operadores poderão responder, de qualquer forma, este não se revela o melhor meio ou o mais abrangente. Limitamos esta acção a um número reduzido de participantes e com que critérios? De qualquer forma é um meio válido. Exemplo clique aqui.

Roadshow's/Workshop's são acções de cariz mais "educativo" e que permitem um transmitir de conhecimentos por parte do Operador para o agente, criando desta forma condições necessárias para a melhor promoção e informação do agente ao cliente no momento da compra. Para além das óbvias vantagens, estas acções comportam um maior número de participantes e permitem a criação de acções paralelas de engage com os agentes. No meu ponto de vista e independentemente das mais diversas acções que um operador possa levar a cabo, este será um instrumento importantíssimo para a criação de uma relação pessoal com os agentes, assim como para a melhor promoção dos seus destinos. Exemplo clique aqui.

Para além destas acções focadas nos agentes de viagens, os Operadores têm vindo a preocupar-se em diversificar cada vez mais as acções de charme junto dos agentes. Para isso criam programas de fidelização "Travelers lança Décimo para os agentes de viagens", promoções exclusivas para agentes "Solférias lança promoção para agentes de viagens"; campanhas especiais "Catai está a oferecer uma máquina de café Nespresso"; ou mesmo passatempos "terraMinha lança passatempo para agentes de viagens".

Agora resta analisar de quais obtemos os melhores resultados e reponderar a comunicação junto do agente de viagens, o verdadeiro decisor em 80% (números redondos apenas especulativos) da venda e promoção do nosso produto. De realçar está a vontade dos Operadores em mudar a sua comunicação online, o que pode em muitos casos influenciar quer agentes quer clientes, mas isso fica para depois...

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