terça-feira, 15 de junho de 2010

Keep it simple, stupid!

"Em vez de 30 brochuras este ano o Mundo Vip vai apenas lançar 14. Redução na aposta? Nada mais errado. O operador da ES Viagens decidiu revolucionar o conceito e agrupar os destinos de acordo com a motivação." in, Publituris

Poderá parecer algo demasiado óbvio, mas reduzir o número de brochuras, agrupar os destinos e a oferta, será sem dúvida a melhor alternativa para os Operadores nacionais. A comunicação a que todos somos sujeitos diariamente chega a ser exagerada. Confrontados com uma oferta tão diversificada, circuitos tão distintos e promoções a preços verdadeiramente aliciantes, é normal que a escolha seja muitas vezes feita de acordo com a recomendação do agente de viagens.

Desta forma, a estratégia levada a cabo por parte do Operador Mundo Vip foi, na minha opinião, a melhor. Para além de reduzir custos inerentes à impressão e distribuição das brochuras, a inclusão de informação útil fará com que o público em geral não coloque no lixo a brochura depois de uma consulta rápida, até porque esta brochura levará a uma consulta mais demorada, dada a informação relevante que ali irão encontrar. Para além deste importante factor, que é atingir o consumidor final, a própria brochura servirá assim como "manual de instruções" para o agente de viagens, que em muitos dos casos sofre de falta de informação sobre os destinos e da oferta apresentada pelo Operador.

Podemos então aplicar a este caso de sucesso o princípio KISS: Keep it simple, stupid! Princípio que valoriza a simplicidade de um projecto, em detrimento da complexidade desnecessária.

0 comentários: