quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mais concorrência ou melhor serviço?

Num outro artigo, falei muito levemente, no facto dos operadores não fazerem venda directa, ou seja, ao consumidor final. Isto trata-se apenas de um acordo de cavalheiros, entre operadores e agências de viagens, pois no que concerne a este tema a legislação não é clara, quer isto dizer que é possível ao operador fazer venda directa, mas por hábito, ou mesmo tradição, respeita este acordo e vende através da agência de viagens.

Mas é importante lembrar que as agências nem sempre honram este compromisso, sendo-lhes possível efectuar directamente a reserva de hóteis ou mesmo a criação de programas de turismo, ignorando desta forma a função de um operador, tudo na tentativa de obter melhores preços.

Desta forma vemos uma luta constante pela conquista de mercado, uns lutando por um nicho outros por tudo! Operadores fazem de tudo para chegar ao agente de viagens e o agente faz de tudo para não depender do operador. Isto acontece há anos, até que outros começam a fazer concorrência numa luta imparcial.

A TAP assinou recentemente parceria com o site Booking.com, possibilitando a reserva de hóteis para quem efectuar reservas de vôos online. Mais concorrência ou melhor serviço? Irá concerteza depender de quem lê este artigo. No entanto, uma coisa é certa, o mercado começa a ser curto para tanta oferta e tantas opções e não falámos nós das vendas online...

Saiba mais sobre a parceria TAP - Booking.com aqui.

0 comentários: