quarta-feira, 2 de junho de 2010

Publicidade para que te quero?

Diariamente somos bombardeamos por campanhas de publicidade dos mais diversos tipos e para os mais diversos produtos. Numa época onde a informação é de tal ordem tanta, muitas vezes, se não mesmo sempre, deixamos de dar a atenção de outrora aos tradicionais meios de publicidade. Por isso pergunto, qual o impacto de uma campanha de outdoors? Qual o impacto de um patrocínio a um qualquer programa/rubrica televisiva? Será que os meios de publicidade tradicional funcionam? A resposta é um sim acompanhado com um grande mas...

Se por algum motivo estiveram atentos nos últimos tempos à evolução da comunicação na área do turismo, perceberam que alguns operadores têm intensificado os esforços de comunicação para o público em geral, apesar de os mesmos não venderem directamente ao público. São exemplos disso mesmo a Soltrópico (campanha de outdoors), a Nortravel (apoio a um programa da RTP1 e da rubrica meteorológica do jornal da manhã) e a Lusanova (publicidade nos ATM's, tal como a Nortravel o chegou a fazer). Aplicando a leitura que fiz no início, não acredito que estas acções se multipliquem em vendas, mas sim em consolidação de uma marca, o chamado Mind Share.

Mas novamente será importante reflectir sobre estas acções, pois o que importa a estes players é atingir um mercado de decisão e fazer valer este esforço de comunicação, traduzindo o mesmo em volume de vendas. Ora quem decide na maior parte das vezes é, sem sombra para dúvidas, o agente de viagens, que pode em muitos casos influenciar decisivamente um cliente. Desta forma, considero que este tipo de acções, são no meu ponto de vista um esforço de comunicação que não trará frutos tão desejados.

A comunicação online, deverá ser acima de tudo encarada de uma forma diferente pelos operadores. Até hoje este é um meio de comunicação muito negligenciado pelos mesmos, que não parece terem entendido, salvo raras excepções, a mais valia desta ferramenta. Para complementar este tipo de acções online deverá também ter um importante apoio de relações públicas e a realização dos tão tradicionais road-shows. Estes últimos, são no meu ponto de vista, a melhor e mais prática forma de promover/vender o produto de um operador, pois para além de garantirem o contacto com o, chamemos-lhe mediador (agente de viagens), terá o operador um maior e melhor feedback da sua acção.

Pois, já com o outro dizia, pergunto-me: ainda alguém acredita nos valores que as empresas de publicidade por aí vendem?

*Imagem campanha Outdoors VáViagens em Parceria com Soltrópico

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